24º Bora?! - 12 a 15 de Outubro de 2023

 

 tempo passa rápido e a 24ª Edição do Bora?! 15 anos de aventuras e novas experiências! Hora de colocar os pés na estrada e rever os amigos! O destino da vez será a bela região de Itutinga

cidade de Itutinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião do Campo das Vertentes e Microrregião de Lavras e localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 260 km. Ocupa uma área de 372,508 km², sendo que 0,3 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2013 era de 3.976 habitantes, sendo então o 721º mais populoso do estado mineiro.

 

 

O principal atrativo do município é o conjunto formado pelas usinas hidrelétricas de Itutinga e de Camargos, que fornecem espaço à prática de esportes e passeios de barco, além das cachoeiras propícias a banhos e manifestações culturais, como o artesanato, o Carnaval de Itutinga e a Festa de Santo Antônio, padroeiro municipal.

 

 

História

Até o século XVI, a região do atual município de Itutinga era ocupada predominantemente pelos índios puris. O desbravamento da área, no entanto, teve início no final do século XVIII, quando chegam ao local bandeirantes que conquistaram o espaço dos indígenas à procura de ouro e outros metais preciosos. As terras férteis incentivaram a implantação da agricultura e, mais tarde, da pecuária, dando início ao povoamento. A construção da capelinha do lugar, em 1794, erguida sob a invocação de Santo Antônio, marca a fundação do Arraial de Santo Antônio da Ponte Nova.

Dado o desenvolvimento econômico e demográfico, pela lei provincial nº 2.702, de 30 de novembro de 1880, é criado o distrito de Santo Antônio da Ponte Nova, subordinado a Lavras. Pela lei estadual nº 860, de 9 de setembro de 1924, o distrito recebe o nome de Itutinga, termo de origem tupi que significa "cachoeira branca", através da junção dos termos ytu ("cachoeira") e ting ("branco"). Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o distrito passa a pertencer ao município de Itumirim, mas veio a emancipar-se pela lei estadual nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, instalando-se em 1º de janeiro de 1954.

O principal atrativo de Itutinga é o conjunto formado pelas usinas hidrelétricas de Itutinga e de Camargos, sendo que em alguns trechos dos rios o nível das águas permite a prática da canoagem e passeios de barco. Ao redor dos cursos hidrográficos há uma considerável presença de fazendas e povoados e na zona rural há presença de cachoeiras, muitas propícias a banhos, sendo as mais conhecidas e frequentadas a Cachoeira do Raulino e a Cachoeira das Andorinhas

 

Curiosidade

O relevo do município de Itutinga é predominantemente ondulado. Aproximadamente 40 % do território itutinguense é coberto por áreas onduladas, enquanto em cerca de 30 % há o predomínio de mares de morros em terrenos montanhosos e os 30 % restantes são lugares planos. A altitude máxima encontra-se na Serra de Carrancas, que chega aos 1362 metros, enquanto que a altitude mínima está na foz do Ribeirão do Macuco, com 910 metros. Já o ponto central da cidade está a 969,72 m. Na década de 1960 foi encontrado, a 2 quilômetros a noroeste da cidade, um meteorito, que pesa cerca de 5 quilos e foi doado ao setor de Mineralogia do Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

 

 

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Lenita

A 22km de Itutinga sendo que a visitação somente é possível com guia.

Cachoeira das Andorinhas

A 23Km de Itutinga possuindo queda de 7m, com poço possibilitando a prática de rapel.

Cachoeira das Aranhas

Seqüência de poços e pequenas quedas, com uma pedra grande no final, utilizada como trampolim.

Cachoeira do Raulino

Acesso somente para bicicletas, cavalos e a pé. Fica a 7km do município, possuindo poço para nadar e duas belas quedas dágua.

Cachoeira do Pesqueiro

Cachoeira do Pesqueiro à beira do rio Grande - Itutinga.

Cachoeira Tanque do Moinho

A 2km da cidade, com várias quedas pequenas e vários poços para banho de rio.

Capela

Localiza-se no povoado de Macuquinho, na Fazenda do Lalico. Feita pelos escravos, onde encontraram um santo esculpido em madeira.

Fonte Mina do Casqueiro

Fica na estrada de Itutinga para Carrancas. Localiza-se a mais ou menos 1km de Itutinga.

Pista de Motocross

Fica na estrada de Itutinga para Carrancas. Localiza-se a mais ou menos 1km de Itutinga.

Represa de Camargos

A 6km da cidade, que fazem desse seu local de lazer, onde podem desfrutar de belas paisagens em passeios de barcos que garantem momentos inesquecíveis. Tambem são muitos que utilizam o lago para a prática de esportes naúticos, como jet ski, caiaques, esqui aquático, barcos a vela, natação, etc.

Rio Grande

Localiza-se à 2 Km da cidade possibilitando a prática de pesca e canoagem dentre outras.

 

 

  1. MAIS INFORMAÇÕES
  2. AVISO IMPORTANTE
2024  Equipe Bora?! VW's a AR Viajando por Minas