22º Bora?! - 17 a 19 de Junho de 2022

 

 

O tempo passa rápido e a 22ª Edição do Bora?! 13 anos de aventuras e novas experiências! Hora de colocar os pés na estrada e rever os amigos! O destino da vez será a bela região de Três Marias

O "Doce Mar de Minas", como é conhecida carinhosamente a cidade de Três Marias, é uma cidade tranquila e agradável, margeada pelo rio São Francisco e banhada pelo rio Três Marias, oferecendo belas praias e ilhas artificiais.


O nome Três Marias, segundo o livro Toponímia de Minas Gerais, de Joaquim Ribeiro Costa, foi dado pelo proprietário de uma antiga fazenda que existia na região, admirador das Três Marias, estrelas componentes da constelação equatorial Orion, visível a olha nu na região. Ele nomeou sua fazenda de Três Marias, bem como deu esse nome as suas três filhas.

 

 

Em meio às águas do rio São Francisco, o velho Chico, a prática de esportes náuticos, a pesca esportiva ou amadora fazem um convite aos visitantes e dão várias opções na culinária local, já que o peixe ganha deliciosas combinações com outras indescritíveis delícias.


Três Marias também é privilegiada pelas belezas do cerrado, cujo símbolo maior são as veredas - que encantaram e inspiraram Guimarães Rosa a escrever "Grande Sertão: Veredas", sua maior obra. O escritor também criou o personagem literário Manuelzão, baseado no vaqueiro Manuel, que viveu no distrito da cidade, Andrequicé. Manuelzão aparece no volume "Manuelzão e Miguilim", uma das partes da obra "Corpo de Baile".

O município tem uma das maiores barragens de água do mundo, a Usina Hidrelétrica de Três Marias, que fornece energia para 80% da região Norte de Minas e estimulou o desenvolvimento da cidade.

No início da construção da usina, o local se chamava Barreiro Grande, sítio que pertencia à família Josh Pereira de Freitas. Sem nenhuma infraestrutura, a região começou a receber moradores, provocando crescimento desordenado. Com o desenvolvimento vertiginoso, o povoado Barreiro Grande logo passou a ser denominado distrito, pertencendo ao município de Corinto.

Na década de 1950, o então presidente da República Juscelino Kubitschek autorizou a construção de uma usina hidrelétrica na região do Alto São Francisco, que mais tarde daria o nome à cidade que surgia.

No dia primeiro de março de 1963, foi instalado o município de Barreiro Grande, desmembrando-o de Corinto, sendo empossado como intendente municipal o senhor Antônio Fonseca Leal. A Usina Hidrelétrica de Três Marias tornou-se conhecida em todo o Brasil graças ao seu potencial hidrelétrico, divulgando o seu nome como se fosse o da cidade.

Em 1975, os moradores se organizaram e fizeram um abaixo-assinado para pleitear a mudança do município Barreiro Grande para Três Marias. No mesmo ano, 17 de dezembro, foi aprovada a Lei n° 6.756, que alterou a denominação do município para Três Marias.

 

Fonte: SENAC - Descubra Minas

 

  1. MAIS INFORMAÇÕES
  2. AVISO IMPORTANTE
2024  Equipe Bora?! VW's a AR Viajando por Minas